As Maltratadas em Montreal!

Agosto 30, 2009

Ontem à noite foi a estreia mundial de As Maltratadas no festival de cinema de Montreal.

Na sala de cinema numero 9 do Quartier Latin, as 19h10 hora local, já estavam pelo menos 100 pessoas sentadas, algumas chegavam com bilhetes comprados na bilheteira do andar de baixo, eu estava acompanhada da apresentadora , falavamos daquilo que iriamos apresentar. Eu sentei-me numa das cadeiras da sala, a apresentadora falou um pouco e chamou-me para falar sobre As Maltratadas, expliquei em poucas palavras não só o filme como o projecto e o contibuto que queremos dar contra a violencia doméstica e tráfico de mulheres. A sala nesse momento estava cheia, mais de cem pessoas, agradeci a todo o público e a todas as pessoas que possibilitaram este projecto ter florescido, no intimo Deus sabe a quem também agradeci!

Sentei-me como um comum espectador, abstrai-me e olhei para o filme, mas, sem antes achar piada ao facto da minha cozinha estar a ser visionada por mais de cem desconhecidos. Arrepiei-me com a profundidade da performance dos actores e com a música que o José Henriques escolheu para o filme. Lembrei-me novamente das filmagens e da familia coesa e unida que por 9 dias deram o seu melhor para me ajudar a concretizar as imagens que à muito pairavam na minha cabeça e que em conjunto passaram do papel para o cinema. Ouvi o Sergio Araujo a dizer “five minutes”, O director de fotografia, o meu querido amigo Erick, a dizer set, e eu a projectar um pouco de fúria gritava:Action!…Cut…e o nosso produtor Enzo Lamblet…Print?

E ali estava eu, a olhar para o grande ecran…As Maltratadas chegavam ao fim, a canção dos Delfins “O som e a fúria ” imperava sobre um silêncio absoluto.  Os créditos passaram até o ecran ficar todo  a preto, na canção que os acompanhavam, Miguel Angelo disse “Não”, é verdade, violência, não queremos nada disso! O filme chegara ao fim, de repente a audiencia aplaudiu entusiasticamente !

Que audiencia calorosa!

 A organização do festival também foi muito carinhosa ao colocar os poster´s de As Malltratadas em lugares de destaque. Fiquei supreendida! 

2908200914451

As Maltratadas vai ser mais uma vez projectada na próxima segunda-feira, depois até ao próximo festival!

Que vai ser na Irlanda.

  • Share/Save/Bookmark

Leave a Reply